Antepasto de berinjela

Na minha lista de “101 coisas para fazer em 1001 dias” alguns itens são extremamente fáceis outros nem tanto.

Apesar de gostar bastante de cozinhar, em algumas receitas eu nunca havia me aventurado, então não podia faltar aprender a fazer bolos, pães e biscoitos.

Já testei uma receita de bolo (que já fiz três vezes e deu certo em todas, apesar de adaptações em cada uma delas) e testei uma receita de pão, que vi no Querido Diário, da Carla, segui as recomendações e os pãezinhos ficaram ótimos. De diferente da receita original apenas pincelei os pães com gema de ovo e salpiquei gergelim. Ficaram deliciosos.

Resolvi fazer essa receita de pão para servir junto com um antepasto que havia feito na véspera e que é minha receita campeã de elogios.

O antepasto eu cheguei a receita final testando e adaptando várias versões que fui descobrindo, então não dá para linkar somente um blog aqui (e nem lembro dos lugares onde li).

Antepasto de Berinjela

04 berinjelas médias

01 pimentão vermelho

01 pimentão amarelo

300 gr de azeitonas sem caroço

04 dentes de alho

03 cebolas

Azeite

Sal

Descasco as berinjelas corto em fatias finas, que arrumadas uma sobre as outras são cortadas em tirinhas finas. Essas tirinhas eu coloco em um escorredor de macarrão e cubro com sal. Normalmente eu ajeito camadas de berinjela e sal a cada berinjela fatiada. O sal fará a berinjela perder o suco que escurece a receita. Deixe descansar por umas três horas.

Em uma panela refogue o alho picadinho com azeite e as cebolas em rodelas bem fininhas até ficarem transparentes. Acrescente os pimentões também cortados em tirinhas e refogue. Acrescente meia xícara de vinagre branco (pode ser vinho branco, mas nunca usei vinho).  E deixe o álcool evaporar. Acrescente as azeitonas picadas.

Normalmente só faço esse refogado quando já passaram as horas de descanso das berinjelas, e então enxáguo com bastante água corrente para tirar o sal. É muito importante enxaguar bastante para perder todo (ou quase todo)sal  que havia sido colocado para faze-la desidratar.

Enxaguou bastante? Experimente uma tirinha para ver como está o sal e se necessário, enxágue mais. Afinal, melhor colocar mais sal depois de pronto do que ter um antepasto salgado, nénão?

Em um pano de prato limpinho eu coloco a berinjela lavada e aperto para sair toda a água.

Acrescento ao refogado e misturo. Desligo o fogo assim que está tudo misturado.

Coloque em vidros esterilizados (você pode simplesmente ferve-los) e cubra o antepasto com azeite de boa qualidade. O azeite deve cobrir toda a mistura. Tampe e guarde da geladeira.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Antepasto de berinjela

  1. San disse:

    Oiiii!
    Este antepasto eu conheço, minha tia faz pra comer com torrada, eu gosto de comer com arroz 😛
    E o pãozinho você já me indicou a receita, mas eu né?? Nada, rsrsrs

    bjs, flor.

  2. milestrelas disse:

    minha mãe tbm gosta com arroz! Fica bom mesmo é com uma boa salada de folhas!!!

  3. San disse:

    Renata vc sumiiuuu
    e eu voltei a trabalhar
    Gata, tô arrasando na medicação …

Deixe um comentário

